Ratos!

11:23 WhatTheBell 0 Comments

     O post de hoje vai ser sobre um assunto meio aleatório: Ratos! 

       Achei importante falar um pouco sobre esses bichos porque muitas pessoas (mais do que eu esperava) tem preconceito com eles ou então não sabem nada sobre. 
       Os ratos (também conhecidos como twister ou mecol) são muitas vezes vistos apenas como animais de esgoto, que trazem doença, estranhos por causa do seu rabo, etc. Realmente, uma população desses roedores mora no esgoto e transmite doenças, mas isso não significa que todos eles são assim. O rato doméstico é um ótimo pet para diversos gostos diferentes.
       Eles são animais dóceis, com hábitos noturnos e bem limpinhos (claro, não dispensam um banho à seco de vez em quando!). Eles são bem inteligentes e até aprendem truques, como cachorros (no final do post tem alguns vídeos demonstrativos).
       São perfeitos para aqueles que querem bichos que não dão muito trabalho e podem ser bem afetivos. O preconceito com os ratos deve ser extinto, pois são criaturas fofíssimas. E, é possível não gostar sem achar nojento, sim!


"Não diga 'ew' antes de me conhecer" Fonte


     RATOS E LEPTOSPIROSE

       Para contrair a leptospirose, os ratos devem ter contato com um ambiente contaminado. Vivendo dentro de casa, é impossível que isso aconteça com os pets. Mas, se você quer soltá-lo no quintal deve ter certeza de que o local está limpo e nenhum animal contaminado passou por ali! 
       A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira. Esta é transmitida através da urina de animais infectados, como gatos, cachorros, porcos, e não somente ratos. Isso acontece principalmente em enchentes, onde a bactéria entra no ser humano pela pele, mais fácil se tiver cortes ou feridas.
       Portanto, a chance do rato doméstico ter leptospirose é baixa. Porém, se você quer ter certeza se seu animal está sadio, pode fazer exame sorológico, de fezes ou urina. 
       

       Então, as pessoas devem extinguir o preconceito com esses bichos. Ratos domésticos não são ratos de esgoto! E eles podem ser ótimos pets como qualquer outro. ;) Seja hamster, seja rato de laboratório ou qualquer outro tipo. 
       E se cuidar bem, podem sobreviver de 2 a 4 anos!

OBS: Isso não anula a chance de desenvolverem uma doença genética.
OBS2: Eu nem comentei sobre testes em ratos, fica pro futuro. 


Fiquem com esses vídeos fofíssimos!
















Se você já teve/tem/quer ter um ratinho de estimação comente abaixo! ;)



Fontes: Raterry  e Todabiologia 
Sugestão: Esse texto, em inglês, comenta sobre o fato de crianças com animais de estimação se darem melhor na escola, principalmente donos de ratos, segundo um estudo recente. Ter um bichinho de estimação aumenta o senso de responsabilidade da criança, estimula uma atitude solidária e ajuda a fazer exercícios. E também, ajuda a criança a sair de casa mais, no caso de cachorros! 

0 comentários: